Ola pessoal, hoje estarei falando um pouco sobre .htaccess.

.htaccess é uma arquivo especial do Apache. Em toda pagina que navegamos o Apache fica procurando pela existência do arquivo .htaccess (estou supondo que o servidor já esteja configurado), caso encontre verifica se existe alguma restrição ou liberação para o usuário.

Como estou supondo não quê dizer que o seu servidor já esteja configurado, então nada melhor configurarmos para podermos fazer alguns testes.

Para configurarmos o servidor, teremos de editar o arquivo de configuração do Apache “httpd.conf” que se encontra dentro do ditério onde o Apache foi instalado.

Exemplo:
Linux: “/etc/httpd/conf/httpd.conf”;
Windows “C:/apache2/conf/httpd.conf”;

Encontrando este arquivo abra-o com um editor de texto, dentro dele encontrara duas diretrizes, mais ou menos desta forma:

<Directory />
    Options FollowSymLinks
    AllowOverride None
    Order deny,allow
    Deny from all
</Directory>

ou

<Directory "D:/www">
    Options Indexes FollowSymLinks
    AllowOverride None
    Order allow,deny
    Allow from all
</Directory>

A primeira diretriz representa as regras que serão aplicadas em todo o servidor web, já à segunda diretriz representa apenas o diretório “D:/www” onde ficam as paginas web, como queremos ativar o .htaccess em todo o nosso servidor iremos alterar a primeira diretriz para que fique da seguinte forma.

<Directory />
    Options FollowSymLinks Indexes
    AllowOverride AuthConfig
    Order deny,allow
    Deny from all
</Directory>

As alterações feitas foram:

Adicionado a opção “Indexes” no final de “Options FollowSymLinks” e colocar o valor “AuthConfig” no AllowOverride. Nesta ultima alteração é que diz para o Apache verificar pelos arquivos .htaccess contidos nos diretórios e sobrescrever as configurações padrões do servidor e aplicando as novas regras contidas no arquivo nos diretórios e subdiretórios onde o arquivo esteja localizado.

Feito isso basta reiniciar o Apache e tudo funcionará.

Leave a Reply

*

Current month ye@r day *